DESCARTÁVEIS:
Os materiais descartáveis ajudam a prevenir a transmissão de bactérias, vírus e outras impurezas, protegendo tanto o profissional quanto o cliente, e está relacionado à biossegurança, ou seja, medidas que devemos tomar a fim de prevenir, minimizar ou eliminar os riscos inerentes às atividades do serviço.
O uso dos descartáveis no ambiente de trabalho é questão de saúde, higiene e segurança, pois são fabricados com o propósito de ser utilizado por um período limitado, e em seguida descartado, minimizando o risco de contaminação, garantindo a proteção de todas as pessoas.
Nos procedimentos estéticos existe o contato com fluidos corporais, como o sangue, e com partes do corpo que podem transmitir doenças apenas pelo contato, por exemplo, a região íntima. Além de outros problemas, como micose e doenças de pele, capazes de sobreviver em algumas superfícies utilizadas por várias pessoas, como toalhas e ferramentas de trabalho. Também existe o risco que advém do manuseio de produtos químicos, eles podem não oferecer perigo para a cliente, mas quando são manuseados com frequência, podem causar danos ao profissional.
Segue abaixo alguns tipos de materiais descartáveis:
Luvas descartáveis;
Máscaras de TNT;
Touca descartável;
Lençol descartável;
Algodão;
Avental;
Itens de manicure e depilação.